Classificação dos incêndios
Para facilitar os estudos de prevenção e combate a incêndio, é necessário o entendimento de como o incêndio é classificado. Para isto, considera-se a existência de quatro classes gerais de incêndios: A, B, C, D. Vamos conhecer melhor cada uma delas?
Classe A
- São os incêndios que ocorrem em material de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade e que deixam resíduos. Por exemplo: tecido, papel, madeira etc. Para sua extinção, é necessário o resfriamento, isto é, água ou soluções que reduzam a temperatura do material em combustão abaixo do seu ponto de ignição.
Classe B
- São os que ocorrem em produtos considerados inflamáveis (gasolina, álcool), que queimam somente em sua superfície, não deixando resíduo. Para sua extinção, é necessário isolar o material combustível do ar (abafamento) ou fazer uma interferência na reação em cadeia.
Classe C -
São os que ocorrem em materiais elétricos energizados, por exemplo, motores, transformadores etc. Pra sua extinção, é necessário usar um agente não condutor de eletricidade como o CO2 e o Pó químico.
Classe D
- São os que ocorrem em metais pirofóricos
(material que entra em ignição espontaneamente em contato com o ar em
condições normais). Por exemplo, zinco, alumínio em pó, magnésio,
titânio, potássio etc. Essa classe de incêndio exige, para sua extinção,
agentes especiais que se fundem em contato com o metal combustível, formando uma capa que os isola do ar atmosférico, interrompendo a combustão.Providência em caso de incêndio
Tão cedo o fogo se manifeste, deve-se:
- Acionar o sistema de alarme;
- Chamar imediatamente o corpo de bombeiros;
- Desligar as máquinas e aparelhos elétricos, quando a operação do desligamento não envolver riscos adicionais;
- Atacá-lo o mais rapidamente possível, pelos meios adequados.
Resumo
Saiba mais
Para conhecer detalhadamente as providências em incêndio, veja no site do Ministério do Trabalho e Emprego (www.mte.gov.br), a NR-23 Proteção Contra Incêndio.http://www.senai.br/ead/transversais/
Nenhum comentário:
Postar um comentário