terça-feira, 4 de setembro de 2012

Cuidados ao Transportar um Acidentado

Primeiros Socorros

Transporte de Acidentados

 

Transporte de acidentadosAo transportar um acidentado alguns cuidados devem ser tomados para não agravar lesões existentes. No primeiro momento parece ser fácil transportar uma vítima, porém, se não for feito corretamente pode deixar seqüelas no acidentado para o resto de sua  vida.
O transporte da vítima só deverá ser feito se for absolutamente necessário, ou seja, se a vítima estiver em local de perigo iminente como o de desabamento, incêndio, explosão, etc. caso contrário, deve-se esperar o atendimento médico no local.
Na existência de várias vítimas no local, o socorrista deve pedir ajuda o mais rápido possível. O transporte de vítimas mais seguro é o que é feito através de maca, porém, não tendo uma maca no local, deve-se improvisar utilizando porta, prancha, tábua, varas e lençóis bem resistentes. Antes de realizar o transporte, deve-se fazer uma inspeção geral na vítima.

Primeiros Socorros

Transporte de acidentados

 

Existem várias maneiras de se transportar uma vítima. Irá depender de vários fatores como: quantidade de pessoas que possam ajudar no transporte; a situação em que a vítima se encontra; as condições do local, etc.
No entanto, antes de remover uma vítima, é necessário alguns cuidados especiais:
  • controlar a hemorragia;
  • manter a respiração;
  • imobilizar o pontos de suspeitos de fratura, lembrando de que nunca devemos colocar ossos em sua posição normal em caso de fraturas exposta;
  • evitar ou controlar o estado de choque;
  • Se o ferido estiver em local de perigo, ele deve ser puxado pela direção da cabeça ou pelos pés, nunca pelos lados, protegendo sempre a cabeça.
Existem vários métodos de transporte de acidentados, entre eles:
Transporte de apoio
Transporte de apoio
Transporte em "cadeirinha"
Transporte em "cadeirinha"
Transporte em "cadeirinha"
Transporte em cadeira

Transporte em braço
Transporte em braços
Transporte em tábua com imobilização do pescoço (suspeita de fratura de coluna)
Transporte em tábua com imobilização do pescoço (suspeita de fratura de coluna)

 Resumo
 
Os Primeiros Socorros são os atendimentos que antecedem a chegada da equipe médica especializada, prestados a uma vítima de acidente ou portador de mal súbito, para mantê-lo com vida. Estes atendimentos, quando aplicados de maneira correta, podem fazer a diferença entre a vida e a morte do acidentado, já que nas duas primeiras horas, depois de ocorrido o acidente, são de fundamental importância para a sobrevivência da vítima.
Primeiros Socorros

Nenhum comentário:

Postar um comentário