Primeiros Socorros
Transporte de Acidentados
O transporte da vítima só deverá ser feito se for absolutamente necessário, ou seja, se a vítima estiver em local de perigo iminente como o de desabamento, incêndio, explosão, etc. caso contrário, deve-se esperar o atendimento médico no local.
Na existência de várias vítimas no local, o socorrista deve pedir ajuda o mais rápido possível. O transporte de vítimas mais seguro é o que é feito através de maca, porém, não tendo uma maca no local, deve-se improvisar utilizando porta, prancha, tábua, varas e lençóis bem resistentes. Antes de realizar o transporte, deve-se fazer uma inspeção geral na vítima.
Primeiros Socorros
Transporte de acidentados
Existem várias maneiras de se transportar uma vítima. Irá depender de vários fatores como: quantidade de pessoas que possam ajudar no transporte; a situação em que a vítima se encontra; as condições do local, etc.
No entanto, antes de remover uma vítima, é necessário alguns cuidados especiais:
- controlar a hemorragia;
- manter a respiração;
- imobilizar o pontos de suspeitos de fratura, lembrando de que nunca devemos colocar ossos em sua posição normal em caso de fraturas exposta;
- evitar ou controlar o estado de choque;
- Se o ferido estiver em local de perigo, ele deve ser puxado pela direção da cabeça ou pelos pés, nunca pelos lados, protegendo sempre a cabeça.
Transporte de apoio |
Transporte em "cadeirinha" |
Transporte em cadeira |
Transporte em braços |
Transporte em tábua com imobilização do pescoço (suspeita de fratura de coluna) |
Resumo
Os Primeiros Socorros são os atendimentos que antecedem a chegada da equipe médica especializada, prestados a uma vítima de acidente ou portador de mal súbito, para mantê-lo com vida. Estes atendimentos, quando aplicados de maneira correta, podem fazer a diferença entre a vida e a morte do acidentado, já que nas duas primeiras horas, depois de ocorrido o acidente, são de fundamental importância para a sobrevivência da vítima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário