quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A palavra convence; o exemplo arrasta !


Ninguém respeita quem não se dá o próprio respeito.

A palavra convence; o exemplo arrasta !

 

Atualmente, existe uma real carência de verdadeiros líderes. Líderes nas empresas, nas religiões, nas comunidades, na política, nas famílias, nas salas de aulas, líderes de nossas próprias vidas. Mas o que significa realmente ser líder? Liderar acima de tudo é dar o exemplo, é ser referencia, é ter empatia, ou seja, não querer para os outros o que não desejamos para nós.



Para compreender os motivos das pessoas é necessário colocar-se no lugar delas. Tentar penetrar em seu mundo, a fim de entendê-lo a partir de suas próprias experiências, é saber que somos muito diferentes e ao mesmo tempo muito parecidos, respeitarmos as diferenças, tentando entender o outro como ele efetivamente é. Isso se torna um dos maiores desafios atuais e de fundamental importância para todos profissionais que lidam com pessoas.


Aquele que estiver disposto a liderar, comandar, seja o que for, tem que ter em mente que serve de paradigma àqueles que pretende liderar. Não basta pensar que o jargão “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” servirá para ter dos seus comandados o melhor de cada um, pois ninguém respeita quem não se dá o próprio respeito.


Maquiavel ensinava que era preferível ao rei ser temido do que ser amado. Talvez naquela época essa linha de pensamento fosse mais apropriada, mas atualmente, com a evolução da idéia de democracia e da própria dignidade do ser humano, é de se supor que poucos serão aqueles que suportarão um líder odiável.



Uma homenagen a todos administradores, o Futuro da Nação começa na Administração...

Nenhum comentário:

Postar um comentário