quinta-feira, 21 de março de 2019

ADENSAMENTO DO CONCRETO POR VIBRAÇÃO

 ADENSAMENTO DO CONCRETO POR VIBRAÇÃO

O concreto pode ser considerado uma pedra artificial composta de uma mistura de cimento, agregados e água - e em alguns casos também de aditivos - que se forma pelo endurecimento da mistura água – cimento (pasta)

Sabe-se que para um mesmo traço, a resistência e outras qualidades do concreto, convenientemente adensado, melhoram à medida que diminui a quantidade de água na mistura. Assim, de dois concretos de mesmo traço, o que for preparado com menor quantidade de água – o que for mais seco – será o mais resistente. A finalidade do adensamento do concreto é alcançar a maior compacidade possível entre os agregados graúdos e miúdos.

O concreto fresco, ao ser lançado, apresenta no interior de sua massa ar aprisionado em forma de bolhas, formadas durante o processo de mistura, transporte e descarga, cujo volume chega a ser de 5% a 20% do volume total. De acordo com o grau de consistência do concreto fresco haverá maior ou menor quantidade de poros. A vibração do concreto como um processo de adensamento elimina o ar aprisionado no interior da massa do concreto fresco. Quando o ar aprisionado é eliminado, algumas características do concreto tendem a melhorar, entre elas:

a) Resistência

b) Impermeabilidade

c) Aderência

d) Aparência superficial

e) Densidade

f) Economia

g) Qualidade

h) Otimização do traço

i) Redução nas variações de volume


 Para obter níveis desejáveis de resistência à compressão e impermeabilidade é necessário eliminar as bolhas de ar do interior do concreto, tornando-o mais denso e sua massa, mais compacta. A ação dos capilares e as forças de atrito entre as partículas individuais do concreto só poderão ser vencidas mediante uma ação mecânica. Ainda hoje, em pequenas obras, o concreto é socado manualmente, pisoteado e adensado de forma bastante primitiva. Entretanto, a aplicação de vibradores de alta freqüência representa um avanço tecnológico, pois facilita o trabalho de adensamento nos mais diversos tipos de obras, de barragens e pavimentos a estruturas bastante delgadas.



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