ADENSAMENTO DO CONCRETO
POR VIBRAÇÃO
O concreto pode ser considerado uma pedra artificial composta de uma mistura de
cimento, agregados e água - e em alguns casos também de aditivos - que se forma pelo
endurecimento da mistura água – cimento (pasta)
Sabe-se que para um mesmo traço, a resistência e outras qualidades do concreto,
convenientemente adensado, melhoram à medida que diminui a quantidade de água na
mistura. Assim, de dois concretos de mesmo traço, o que for preparado com menor
quantidade de água – o que for mais seco – será o mais resistente. A finalidade do
adensamento do concreto é alcançar a maior compacidade possível entre os agregados
graúdos e miúdos.
O concreto fresco, ao ser lançado, apresenta no interior de sua massa ar
aprisionado em forma de bolhas, formadas durante o processo de mistura, transporte e
descarga, cujo volume chega a ser de 5% a 20% do volume total. De acordo com o grau
de consistência do concreto fresco haverá maior ou menor quantidade de poros.
A vibração do concreto como um processo de adensamento elimina o ar
aprisionado no interior da massa do concreto fresco. Quando o ar aprisionado é
eliminado, algumas características do concreto tendem a melhorar, entre elas:
a) Resistência
b) Impermeabilidade
c) Aderência
d) Aparência superficial
e) Densidade
f) Economia
g) Qualidade
h) Otimização do traço
i) Redução nas variações de volume
Para obter níveis
desejáveis de resistência à compressão e impermeabilidade é necessário
eliminar as bolhas de ar do interior do concreto, tornando-o mais denso e sua
massa, mais compacta.
A ação dos capilares e as forças de atrito entre as partículas individuais do
concreto só poderão ser vencidas mediante uma ação mecânica.
Ainda hoje, em pequenas obras, o concreto é socado manualmente, pisoteado
e adensado de forma bastante primitiva. Entretanto, a aplicação de vibradores
de alta freqüência representa um avanço tecnológico, pois facilita o trabalho de
adensamento nos mais diversos tipos de obras, de barragens e pavimentos a
estruturas bastante delgadas.
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