terça-feira, 2 de julho de 2019

Dia do bombeiro brasileiro

Bombeiro Brasileiro

Cada país tem suas características, jeitos de administrar e sua história. Por isso que em Portugal, o dia dos bombeiros é comemorado no dia 11 de novembro. Já no Brasil, o Dia Nacional do Bombeiro é celebrado todo dia 2 de julho. E a data foi escolhida devido a um fato histórico ocorrido ainda no Brasil Império, envolvendo o então imperador Dom Pedro II.

Bombeiro apagando chamas de casa
O Dia do Bombeiro foi criado para homenagear esse profissional

Com a chegada da Família Real no Brasil, em 1808, os portugueses trouxeram muitos de seus costumes e de serviços comuns de Portugal para a capitania. No entanto, foi só em 1856 que Dom Pedro II assinou um decreto que instituiu a corporação do Corpo de Bombeiros em solos brasileiros.

Esse decreto foi assinado exatamente no dia 2 de julho e por isso a data ficou sendo considerada como o Dia Nacional do Bombeiro. Apesar disso, a instituição criada no século 19 possuia características bem diferentes das existentes atualmente.


Por exemplo, o objetivo da criação do Corpo de Bombeiros por Dom Pedro II era diminuir os incêndios que ocorria no Brasil Império. Pela falta de informação, esses acidentes eram comuns na época e o surgimento dessa corporação tinha como função dar conta dessas situações.

Talvez seja por isso que muitas pessoas só enxerguem os bombeiros como profissionais capazes de controlar o fogo. Mas não é só essa a função de um profissional dessa área. Seja civil ou militar, o bombeiro trabalha para salvar vidas, independentemente se são humanas ou animais

“Todos os dias devem celebrar a vida de quem se doa para salvar os outros. Por isso, bombeiros, não só hoje, no dia 2 de julho, mas todos os dias são seus!”

Fontehttps://www.estudokids.com.br/dia-do-bombeiro-brasileiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário