quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Construção Civil necessita de Proteção contra Riscos



Acidentes de trabalho se constituem em problema de saúde pública

Um dos setores de maior expansão nos últimos anos, impulsionado pelo crescimento da economia e pelos programas governamentais, tem implementado política de proteção contra danos e acidentes.

A construção civil é bastante conhecida nas estatísticas pelo seu alto índice de acidentes provocados em grande parte pela falta de controle e pela alta periculosidade das tarefas. Algumas características profissionais por estarem mais expostas a riscos levam a crer que na maioria das vezes, o risco é interior, inerente ao trabalho, independente da vontade do trabalhador, mesmo nos casos mais personalizados, como por exemplo, um passo em falso dado pelo operário que cai dos andaimes. Desta forma as condições inseguras do canteiro de obras geram riscos que podem comprometer a segurança, a saúde e a produtividade do trabalhador.

Problemas de falta de ventilação, falta de luminosidade, excesso de umidade, vibrações são comuns nos canteiros de obras do Brasil. A grande maioria dos acidentes de trabalho neste setor são pequenas lesões pérfuro-cortantes e contusões, derivados da não utilização de EPI's ( luvas, óculos de proteção, botas, dentre outros).

FONTE: http://acidentesnasconstruescivis.blogspot.com.br/2010_06_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário