PISO DE TRABALHO
Vamos começar pelo piso de trabalho do andaime que deve ter forração completa ser antiderrapante nivelado fixado ou travado de modo seguro ou resistente.
O que temos geralmente é algo similar ao que aparece na imagem abaixo.
É lógico que é necessário uma formação completa, nessa situação há possibilidade e probabilidade do trabalhador cair é elevada.
Perceba que não basta a forração completa, o material tem que ser antiderrapante. É uma coisa que não é feita com frequência ser fixado além de ser nivelado ser fixado, geralmente está solto Isso é errado.
Em geral os trabalhadores não usam escada e muitas vezes não é culpa do Trabalhador. O problema é que a maioria dos andaimes não tem escada. Então o trabalhador acaba tendo que subir pela própria estrutura do andaime o que causa riscos adicionais atividades do trabalhador.
O andaime deve também dispor de guarda corpo e rodapé em todo perímetro do andaime. Só não deve ter na face trabalho para não atrapalhar o trabalhador.
Esse rodapé é usado para evitar que materiais e ferramentas de trabalho possam cair em cima de alguém que possa está passando embaixo do andaime. Por um acidente o trabalhador pode esbarrar em um martelo ou colher de pedreiro, por exemplo, e aí já viu não é, aconteceu acidente.
Nunca devemos fazer guarda corpo de andaime feito de corda porque a acorda vai esticar e pode causar queda do trabalhador não fornecendo a proteção que ele precisa.
Os andaimes tem que ser alinhado e esquadrinhado para não forçar as estruturas diagonais do andaime durante a sua montagem. Resumindo o andaime tem que estar 100% na posição vertical.
Nunca podemos esquecer de colocar as estruturas diagonais na hora da montagem do andaime. As diagonais vão dar maior resistência à estrutura do andaime.
Nunca devemos também colocar peso excessivo sobre o piso do andaime. Muitas vezes para evitar muitas subidas e descidas o trabalhador quando acaba colocando mais material do que recomendado. E esse peso excessivo em cima do andaime pode causar acidentes graves.
ESCADA SOBRE O PISO DO ANDAIME
Outra coisa também que infelizmente acontece é o trabalhador usar escadas em cima do piso do andaime, seja dele de tábua ou metálico. É comum também o trabalhador colocar escada em cima de tábua é o tipo de improvisação que pode causar acidentes com gravidade elevada.
Quando é colocada uma escada em cima de uma tábua estamos colocando pressão em cima de um ponto específico. E assim o peso que não está distribuído, se eu preciso de mais altura eu devo subir o andaime e não colocar uma escada que vai possibilitar um desequilíbrio para esse trabalhador.
DESNÍVEL
Cuidado com andaime usado em piso desnivelado. Podemos usar tábua para nivelar o andaime, mas é preciso cuidado se a tábua começar a deformar é porque ela não está suportando o peso do andaime. E nesse caso devemos procurar uma tábua mais resistente.
A tábua ou material usado deve ser colocado em piso firme. O material usado para nivelar deverá ser parafusado à base do andaime.
COMUNICAÇÃO ENTRE ANDAIMES
Não é permitido usar passarelas para fazer a ligação (união) de andaimes. Normalmente é montado duas torre de andaime e para transitar de uma torre para outra coloca se passarelas de tábua ou metal.
Se preciso fazer ligação entre um ponto e outro eu preciso montar um outro andaime e não fazer passarela entre eles.
PONTOS DE SOLDA E ENCAIXE
Atenção especial aos pontos de solda e encaixe.
As peças danificadas devem ser substituídas imediatamente. Uma peça danificada pode fazer ruir toda estrutura já montada no andaime.
LIMPEZA E GUARDA
Ao final da obra nós devemos limpar os andaimes, inspecionar os pontos de solda, e guardá-los em local nivelado e de preferência protegido contra intempéries.
O grande problema dos pontos de solda é que porque como ás vezes o andaime não é bem montado ou já está um pouco desgastado, a montagem é realizada com uma marreta batendo para encaixa e retirar. As marretadas (pancadas) visam romper os restos de cimento que acabam grudando no andaime justamente no ponto de encaixe.
O ideal o final da obra é limpar o todo o andaime, inclusive os pontos de encaixe, lubrificar os pontos e guardados.
PISO DO ANDAIME
Os pisos do andaime deve ser dimensionados por profissional legalmente habilitado. Para que o piso tenha uma resistência adequada ele não pode ser feito de qualquer jeito. Não podemos apenas colocar uma tábua branca e esperar que essa tábua faça milagres.
Tem que haver um profissional que avalia esse piso.
O dimensionamento do andaime também deve ser feito por profissional legalmente habilitado. Mesmo sendo feito de material resistente o andaime não pode ser improvisado.
Observar atentamente a estrutura, fixação e sustentação são à base da segurança no trabalho com andaimes.
FABRICANTES
Somente empresas regularmente escritas na CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), com profissional legalmente habilitado pertencente ao seu quadro de empregados ou societário (sócio da empresa) é que podem fabricar andaimes completos ou qualquer um dos seus componentes estruturais.
No andaime deve conter a identificação do fabricante a referência do tipo lote e ano de fabricação.
CONCLUSÃO
Observando esse artigo já deu para entender que andaime é coisa séria, não é uma coisa que pode ser feita na oficina da esquina, afinal, quem fica em cima do andaime é o maior bem da empresa que é o seu trabalhador. Não espere que seja tarde demais para agir!
fonte: http://segurancadotrabalhonwn.com/seguranca-na-utilizacao-de-andaime/
veja mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário