sábado, 3 de novembro de 2012

Mulheres no Canteiro de Obras

Elas, de uma certa forma, sempre ajudaram nas escolhas domésticas. Seja na pintura ou na compra de uma simples cortina, as donas de casas exercem importante função na construção do lar.

 Mas agora elas estão querendo mais e, em Passo Fundo, já estão trabalhando no ramo da Construção Civil, o que promete revolucionar e diferenciar o mercado na região 

Em recente pesquisa realizada no Brasil, descobriu-se que 54% das compras de materiais de construção são decididas por mulheres. Na maioria, são donas de casas que ajudam seus maridos na escolha dos materiais para a construção da própria casa. 

Além disso, muitas estão tomando conta do mercado de trabalho no ramo da Construção Civil como engenheiras, arquitetas, decoradoras, técnica de edificações e segurança do trabalho, pintoras, enfim, elas estão fazendo parte de um espaço antes preenchido apenas por homens.

"Hoje as tecnologias disponíveis nos canteiros dispensam a força física como principal atributo", afirma Norma Sá, coordenadora administrativa do Projeto Mão na Massa (veja boxe sobre o projeto). "As mulheres são mais cuidadosas para as atividades de acabamento, arremate e pintura", garante Antonio Carlos Mendes Gomes, diretor-executivo do Sinduscon-RJ (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio de Janeiro).

As dificuldades de contratação

Hoje, mais que preconceito, as mulheres encontram barreiras por causa do banheiro e vestiário exclusivos. Algumas Instituições  (Serviço Social da Indústria da Construção ) tentam mostrar que vale a pena investir. "A questão dos vestiários é um custo a mais, por outro lado as mulheres são mais dedicadas e utilizam corretamente os EPI''s e ferramentas", afirma Claudia Lopez Macia, sócia-diretora da Clopez, empresa que contratou três mulheres do Projeto Mão na Massa. 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário