Segurança e Saúde no trabalho em Espaço Confinado - NR 33
O espaço confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, com aberturas limitadas de entrada e saída. A sua ventilação é insuficiente para remover contaminantes, inflamáveis, podendo existir uma atmosfera deficiente de oxigênio. É um espaço que não foi projetado para a ocupação contínua do trabalhador.
Os profissionais de segurança do trabalho devem ter o conhecimento para reconhecer, avaliar e controlar os riscos aos trabalhos em espaços confinados. A permissão para que o trabalho seja realizado será dada somente após a empresa fornecer a Permissão de Entrada de Trabalho (PET), emitida pelo supervisor de entrada antes do inicio das atividades e obrigatoriamente mantida arquivada por cinco anos. Segundo a NR33, o PET é valido somente para cada entrada, sempre que houver uma interrupção nos trabalhos por condições operacional, manutenção, segurança ou emergência, uma nova PET deve ser emitida.
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) devem ser fornecidos gratuitamente e adequados para cada situação de risco existente. O trabalhador deverá ser treinado quanto ao uso correto do EPI.
Para a sua empresa trabalhar com segurança e proteção, as seguintes medidas devem ser tomas antes de iniciar o trabalho em espaço confinado:
Para a sua empresa trabalhar com segurança e proteção, as seguintes medidas devem ser tomas antes de iniciar o trabalho em espaço confinado:
- Inspeção prévia do local;
- Elaboração da Análise Preliminar de Riscos (APR);
- Permissão de Trabalho (PET);
- Sinalização e isolamento da área;
- Equipamentos de ventilação;
- Equipamentos medidores de oxigênio, gases e vapores tóxicos e inflamáveis;
- Equipamentos de Proteção Individual;
- Supervisor de Entrada e Vigia;
- Equipamentos de comunicação, medição de fases e vapores e iluminação;
- Equipamentos de resgate.
É essencial que o trabalhador faça exames médicos, participe dos treinamentos, siga as informações de segurança, comunique todo e qualquer risco, além de utilizar o EPI adequado para garantir a proteção no trabalho.
VEJA TEMBEM
APR (Análise Preliminar de Risco)?